República dos Galifões celebra o seu 7º Milenário

A República dos Galifões, situada na Couraça dos Apóstolos assinala este ano o seu 70º aniversário ou, como é conhecido no meio republico, o seu 7º Milenário.

O nome dado ao evento advém da tradição no qual se diz que cada ano numa república corresponde a 100 anos na vida real (sendo que cada aniversário é um centenário), desta vez, passado 70 anos da fundação da casa em 1947 por 11 estudantes da Universidade de Coimbra, os Galifões celebram a data com um programa composto por “um vasto conjunto de atividades de cariz lúdico, social, político, cultural, com foque na saúde e desporto, com o principal objetivo de enfatizar a sua grande envolvência e preponderância na luta dos estudantes.”

Fachada da República dos Galifões

Segundo a organização “Como uma casa que “prima por um ambiente de amizade e pluralidade, onde todos são bem-vindos!”, a República dos Galifões vem recomendar a adesão ao leque de atividades a decorrer num mês de festa e convivência, prezando, essencialmente, a presença da comunidade estudantil.”

DG/AAC 2016 visita a República dos Galifões

A casa, que ao longo da sua existência assistiu às crises académicas de 1962 e 1969 nas quais se envolveu participando na luta estudantil, que em 1985 foi destruída num incêndio sendo que coube aos seus residentes e amigos a reconstrução da mesma ao longo da década seguinte e que recentemente foi reconhecida como património da humanidade da UNESCO, inicia as festividades dia 7 de Fevereiro sendo que o evento decorre até dia 8 de Abril com actividades a decorrer por toda a cidade.

Posted in Cidade, Notícias and tagged , , , , , , , , , .